Descrição
Ato vinculado ao órgão Jurisdicional de tutela da aplicação da Legislação Tributária, por meio da apreciação de razões e contrarrazões em lide tributária-fiscais entre os contribuintes e a Fazenda Municipal, em sede de juízo a quo.
Requisitos
Ter relação pessoal com o objeto do litígio e a apresentar impugnação escrita no prazo legal (30 dias a partir da ciência do lançamento do crédito ou do Auto de Infração)
Documentação Comprobatória
• Petição escrita impugnando ato ou fato apontado como colidente à legislação tributária
• Documentos pessoais (RG e CPF - cópias)
• Procuração válida estabelecendo poderes para o objeto litigado, no caso de representação
• Comprovante do pagamento da importância que achar devida sob pena de perempção, no caso de impugnação parcial da exigência fiscal.
Principais Etapas
• Recebimento da impugnação ou defesa
•Avaliação de admissibilidade
•julgamento pela Julgadoria Monocrática competente
•Ciência da decisão.
Previsão do prazo para o atendimento
Médio Prazo
Simples Nacional: 15 (quinze) dias a partir do recebimento dos autos no CRF
Longo Prazo
Regime Normal: 45 (quarenta e cinco) dias a partir do recebimento dos autos no CRF
Excepcionalidade temporária - Demandas a partir de 01.01.2019 - Processos "Estoque da DTRI" estão sendo saneados pela ordem cronológica de abertura.
Compromisso de Atendimento
Legalidade, Direito de Petição, Contraditório e Ampla Defesa, Devido Processo Legal, Duplo Grau de Jurisdição, Verdade Material, Formalidade Moderada, Moralidade, Impessoalidade, Celeridade, Publicidade, Eficiência e Interesse Público.
Legislação Aplicável
Lei Complementar nº 199, de 21 de dezembro de 2004; Lei Complementar nº 691, de 14 de novembro de 2017; Decreto nº. 15.017, de 09 de janeiro de 2018.
Forma de prestação do serviço
Presencial
Endereço da Secretaria Municipal de Fazenda: Av. Sete de Setembro, 744 – Bairro Centro, Telefone: (69) 3901–3138.
Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço
OUVIDORIA: A Ouvidoria Municipal apresenta-se como instrumento autêntico da democracia participativa, na medida em que transporta o cidadão comum para o âmbito da administração pública. Este ganha voz ativa por meio do ouvidor, seu porta-voz, uma vez que suas manifestações/demandas são recebidas pela administração, analisadas e respondidas.
Registre sua manifestação em https://ouvidoria.portovelho.ro.gov.br/