www.googletagmanager.com SEMFAZ - Secretaria Municipal da Fazenda Ir para conteúdo

CONTAS AJUSTADAS
Porto Velho é reconhecida por sua gestão no Controle das Finanças

20/Fev/2020 - 08:48

“Decisões de enfrentamento serão tomadas para preservar o orçamento e até protegê-lo diante da pressão pelos gastos que ainda persiste na máquina pública. Todo o esforço, meu e da minha equipe, será dedicado para concretizar as mudanças que vão garantir, com absoluta certeza, a construção de uma nova cidade, onde as pessoas terão o bem-estar, o conforto, o respeito e a satisfação em estar integradas e participativas, para nos levar a um novo patamar de desenvolvimento social e econômico, declarou o Prefeito no ato de sua posse”

A Prefeitura de Porto Velho vem tomando diversas iniciativas, desde o início da atual gestão, na busca do controle das finanças municipais. O Prefeito Hildon Chaves, desde o discurso de sua posse como Chefe do Poder Executivo, declarou a importância da implementação de uma política de austeridade a ser adotada pelos órgãos da administração municipal, no enfrentamento da crise econômica que persiste no país, e que exige rigor na gestão das contas públicas. Essa decisão estratégica busca, prioritariamente, eficiência nos gastos públicos com vistas a assegurar o bem-estar da população da capital rondoniense, por meio da prestação de serviços públicos de qualidade e que alcance abragentemente a sociedade porto-velhense.

O sucesso das iniciativas tomadas pela Administração Municipal foram confirmados por um estudo realizado pela consultoria Tendências, quanto o quadro das finanças dos municípios, que detalhou pela primeira vez a situação fiscal das capitais. Pelo levantamento, as prefeituras de Rio Branco, Palmas, Boa Vista, Curitiba, Porto Velho, Vitória, Aracaju e Manaus são as que estão com as contas públicas mais ajustadas. A metodologia adotada pela consultoria estabeleceu às prefeituras notas de 0 (zero) a 10 (dez), com base em seis indicadores: endividamento; poupança corrente, liquidez, resultado primário, despesa com pessoal e encargos sociais e investimentos. Cada item recebeu um peso diferente e, em seguida, foi feita uma média para cada.


"O prefeito Hildon Chaves sempre buscou manter as finanças em ordem e investimentos contínuos atento ao limite de gastos com pessoal. O teto entre a dívida consolidada. A austeridade no controle das despesas reflete nas mudanças importantes nos serviços essenciais oferecidos a população" diz o subsecretário de finanças João Fernando Erpen

Metodologia

A metodologia aplicada pela consultoria estabeleceu às prefeituras notas de 0 (zero) a 10 (dez), com base nos seguintes indicadores: endividamento, poupança corrente, liquidez, resultado primário, despesa com pessoal e encargos sociais e investimentos. Cada item recebeu um peso diferente e, em seguida, foi feita uma média para cada uma sendo que Porto Velho ficou com 7,95 no geral.

Ainda conforme o estudo, para comprovar a boa capacidade fiscal, os municípios precisariam alcançar nota igual ou superior a 6 (seis).

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI