Prefeitura apresenta novo sistema tributário adotado pelo município

05/Out/2023 - 13:35

Solenidade detalhou as principais funcionalidades a contadores e gestores municipais

O novo sistema tributário, adotado pela Prefeitura de Porto Velho, foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (4). A plataforma adquirida pelo município promete trazer uma série de benefícios à administração e aos contribuintes.

Para apresentar o sistema, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) realizou uma solenidade no auditório do Ministério Público de Rondônia (MPRO) para detalhar as principais funcionalidades da nova plataforma.

“É um sistema bastante transparente. O usuário externo vai poder acessar todas as suas informações cadastrais e tributárias via web. O objetivo é padronizar e melhorar a qualidade das informações, gerando, assim, maior eficiência e redução de custos ao dispensar a emissão em papel, por exemplo”, explica o secretário da Semfaz, João Altair.

A plataforma foi desenvolvida pelo Grupo EL, uma empresa capixaba voltada ao desenvolvimento de softwares para a iniciativa pública, e que chega para substituir o atual sistema utilizado pela Prefeitura.

“O sistema que utilizamos está desatualizado há mais de 20 anos. Agora, teremos uma base de dados mais segura e consolidada. De fato, é um marco para a Prefeitura de Porto Velho, um projeto que já vinha sendo elaborado. Após a apresentação aos contadores e às secretarias, iniciaremos a fase mais desafiadora que é a adaptação e ajustes necessários”, detalha o superintendente municipal de Tecnologia da Informação (SMTI), Saulo Nascimento.

Na prática, a chegada da plataforma atende a um dispositivo federal de 2003 que prevê a integração e o compartilhamento de cadastros e informações fiscais entre as administrações tributárias da União, dos Estados e dos Municípios.

“Como foi explicado aqui pelos secretários, daqui para frente teremos um período de adaptação, mas já é possível enxergar alguns pontos positivos que devem melhorar o dia a dia do nosso trabalho”, acrescentou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia, José Cláudio Ferreira Gomes.

O novo sistema estará disponível ao público em geral a partir do próximo dia 16 de outubro.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2023 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI